Para chuparse los dedos

Receita de hogao colombiano, estrela da frijolada paisa

Hogao mon amour.

Hogao mon amour. Picture from a recipe in english (not my version, but still a good one)

Faz pouco tempo convidei um grupo de amigos brasileiros para almoçar aqui em casa (minha Sampa querida). Fiz feijão colombiano, mais exatamente frijolada paisa. Eles gostaram muito (ufa) e até pediram a receita. O povo do feijão, que sente saudade quando vai pra lugares sem o costume diário da leguminosa com arroz branco, pediu a receita. Foi muito elogio mesmo.

Aproveito para fazer um depoimento: a feijoada/frijolada paisa é diferente da famosa “bandeja paisa”, prato que eu não acredito (pronto, falei) que seja tão tradicional ou típico quanto se diz. Meu pai, que é bem paisa*, nunca me ensinou a bandeja paisa como parte de sua tradição culinária, mas me ensinou sim como se faz a frijolada.

*Na Colômbia, falar da cultura Paisa é falar de um território formado culturalmente na região dos departamentos (estados) de Antioquia, Caldas, Quindio, Risaralda, o norte do Vale do Cauca e o noroeste de Tolima. Uma região formada por montanhas e atravessada pelas cordilheiras andinas. É também a região das grandes e famosas fazendas de café colombiano. Não por acaso, o maior centro urbano da região Paisa, Medellin, com seus mais de três milhões de habitantes, é conhecida como a capital da montanha.

E vou confessar que nunca gostei muito de feijão. Mas a saudade pode tudo, né? Foi ela que me fez resgatar a receita de meu pai -quem ama feijão que nem brasileiro- e preparar frijolada pela primeira vez na vida, aqui no Brasil. Com algumas modificações, porque gosto muito de me apropriar das receitas, deu muito certo e foi um sucesso entre a galera.

Porém, o destaque do almoço naquele dia foi o “hogao” que vai na frijolada. É um molho refogado de tomates, que a gente cozinha com o feijão e também serve como acompanhamento para as arepas (outra maravilha da culinária paisa) ou os patacones (de banana da terra) e é ingrediente de outras muitas receitas.  É uma das coisas que mais gosto da comida colombiana e o melhor é que a receita não tem muita ciência. Arepa paisa com hogao e queijo é tudo que eu preciso para sentir que o mundo é belo, meu país é lindo e a vida é boa seja onde eu estiver.

Então, para meus amigos brasileiros que gostaram tanto e também para quem procurava a receita em português de hogao ou guiso colombiano, aqui está minha versão:

Ingredientes para hogao colombiano:
(para 8 porções, uns 500 ml de molho)
6 tomates grandes tipo italiano (para molho) bem maduros
1/2 pimentão vermelho também maduro (opcional)
1 xícara de cebolinha picada (olha a cebolinha que a gente usa na Colômbia. É uma variedade beeem comprida que quase parece alho poró. Linda, né? )
3 dentes de alho
1 cebola grande (na Colômbia chamamos ela de “cabezona”)
4 colheres de óleo (eu gosto de usar duas colheres de óleo e duas de manteiga)
1 colher de chá de cominho
Sal e pimenta do reino
Preparação:
Tudo tem que cortar pequeninho> cebolas, cebolinhas, alhos e tomates. Na minha receita se faz isso primeiro para deixar tudo arrumadinho e separado, como se faz nos programas de cozinha.
Em uma frigideira (larga se possível), em fogo alto, refogue no óleo e na manteiga o alho, a cebola, a cebolinha e, se for o caso, pimentão, mexendo constantemente até eles dourarem. Eu prefiro dourar mesmo, gosto mais do sabor assim. Depois reduza o fogo para médio-baixo e acrescente o tomate. Mexa bem e cozinhe por uns 5-7 minutos até o tomate se desfazer um pouco para engrossar o molho. Adicione o sal e a pimenta do reino. Quando estiver quase pronto (isto é, espesso), adicione o cominho, mexa para misturar bem e tampe em fogo baixo por mais um minuto. E pronto.
Pode guardar o hogao no freezer. Congelado, o molho pode durar várias semanas quando a receita é feita só com óleo.
Experimentou? Gostou? Modificou? Melhor ainda :) Passa aqui em casa se quiser experimentar com arepa! Eu amo viciar pessoas.
Estándar

2 thoughts on “Receita de hogao colombiano, estrela da frijolada paisa

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s